Contando os dias...

Daisypath Wedding tickers

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curiosidades...

Algumas curiosidades e tradições na cerimônia.


O LADO DA NOIVA: Noiva do lado esquerdo do futuro marido. Assim, o braço direito dele, o que empunhava a espada, ficava livre para que se defendesse de um possível ataque.

O USO DA ALIANÇA: O uso de alianças no terceiro dedo da mão esquerda para selar o matrimônio vem da tradição cristã, do século XI, em que acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração.

CHUVA DE ARROZ: A tradição de jogar arroz sobre os noivos no final da cerimônia vem de um ritual chinês. Há mais de 2000 anos antes de Cristo, os chineses já consideravam o grão como símbolo de fartura. Certa vez, um Mandarim poderoso quis provar vida farta e no casamento de sua filha, ordenou que se realizasse uma "chuva" de arroz.

FLORES NO CAMINHO: Os antigos acreditavam que flores trariam sorte à vida do casal. Assim, jogavam pétalas no caminho que levava a noiva ao marido. Isso faria com que boa sorte e carinho não faltassem ao casal.

PADRINHOS: Nem sempre o noivo era capaz, sozinho, de manter a ordem em seu casamento. Assim, convidava um amigo, geralmente um homem forte e corajoso, para ajudá-lo a garantir a segurança na cerimônia e também em eventualidades durante a vida de casado. Isso acabou virando um hábito, e hoje se traduz na figura dos padrinhos.

VESTIDO: A Tradição de se vestir especialmente para o dia do casamento vem da Roma Antiga. Mas o vestido branco, clássico até hoje, foi usado pela primeira vez na Inglaterra, pela rainha Vitória em seu casamento com o príncipe Albert. A partir de então, virou moda em toda a Europa. Cobrir o rosto da noiva durante a cerimônia era um costume dos gregos na antiguidade. Eles acreditavam que isso protegeria a mulher de mau olhado e também dos olhos de outros homens.
CARREGAR A NOIVA NO COLO: Algumas tradições acreditam em mau agouro, se a noiva cair à entrada da casa. Outras falam em azar se ela entrar com o pé esquerdo. Se o noivo levá-la no colo, evita esses dissabores. Uma explicação alternativa para o fato é que os anglo-saxões costumavam roubar a noiva e carregá-la nas costas.

BUQUÊ: Na Grécia e na Roma antigas, o alvo preferido das solteiras não tinha apenas flores, mas também ervas e temperos. Alguns buquês eram feitos de alho para espantar os maus espíritos. As flores tinham significados próprios: a hera representava fidelidade; o lírio, a pureza; as rosas vermelhas, o amor; violetas, a modéstia; não-te-esqueças de mim, o amor verdadeiro. Flores de laranja trariam fertilidade e alegria ao casal. A noiva atira o buquet para repartir com as convidadas que ainda não se casaram, num gesto generoso, a sua felicidade e o desejo que elas se casem também.

AMÊNDOAS: É o símbolo da felicidade. Italianos, comem amêndoas nas vésperas dos casamentos e aqui no Brasil oferecem no final da cerimônia.
Possuem 5 desejos do casamento: FERTILIDADE, SAÚDE, RIQUEZA, FELICIDADE E LONGETIVIDADE. Outro significado é que a amêndoa é revestida por doce: representando o amargo e o doce da união.

GRINALDA: Distingue a noiva do resto dos convidados. É ainda símbolo de status e riqueza. Quanto mais luxuosa, mais poderosa é sua dona.

BOLO: Os romanos faziam bolos com farinha, sal e água. Eles costumavam partir uma fatia na cabeça da noiva para garantir sua fertilidade. Por volta do ano 1500, na Alemanha, os mestres confeiteiros começaram a fazer receitas de mais de 2 metros de altura cobertas com açúcar. As peças se tornaram em pouco tempo o centro das atenções nos banquetes. A França aprimorou a técnica, inventando bolos que imitavam templos, palácios e animais. Reparti-lo também representa o partilhar de uma vida comum.

CHÁ DE COZINHA: Segundo uma lenda holandesa, um moleiro pobre era apaixonado por uma rica donzela. Para ajudá-lo, seus amigos se reuniram e ofereceram a eles itens para a nova casa. Assim nasceu o famoso chá de cozinha.

LUA-DE-MEL: Na antiga Roma, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Entre os povos germanos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel para beber ao luar. Daí nasceu a expressão.

BEIJO: Muitas culturas acreditavam que quando os casais se beijavam no final da cerimônia, suas almas também eram compartilhadas.

CORTAR A GRAVATA DO NOIVO: É uma forma engraçada de levantar um dinheiro extra para os noivos. Padrinhos ou amigos vendem os pedacinhos da gravata em troca de uma pequena contribuição financeira. Hoje em dia essa tradição este ritual está sendo feito com as mini gravatinhas.

USAR UMA COISA VELHA, UMA NOVA, UMA EMPRESTADA E UMA AZUL NO DIA DA CERIMÔNIA: A tradição surgiu na época Vitoriana. Geralmente, a coisa velha é uma jóia de família, um lenço ou o véu da mãe ou da avó. A nova, o vestido, serve para trazer sorte. A emprestada tem que pertencer a uma esposa feliz. A azul representa pureza e fidelidade.

MOEDA NO SAPATO DA NOIVA: Esse antigo costume servia para acalmar a deusa Diana. Segundo crenças, ela ficava nervosa quando uma mulher perdia a virgindade. A moeda servia para lhe esfriar os ânimos.

SOUVENIERS: Costume desde a antiguidade de agradar os convidados com um mimo no final da festa, sempre com uma simbologia seja mística, religiosa ou cultural.
Malásia - ovos decorados - são símbolos de fertilidade para o casal.
Grego - vidros em forma de olho, para proteg~e-los da má sorte.
Holanda - 5 cubos de açúcar, tradição com significado de prosperidade, virilidade, felicidade, lealdade e amor.
Era Victorian - Biscoito partido.


BEM CASADOS: Desde os romanos, o repartir bolo no final da festa, cada região tinha um significado e com o passar dos tempo foi se aprimorando o modo de oferecer esta tradição. Inicialmente tinha ovos moles (camada) no meio , e ainda usa-se esse recheio, mania Lusitana trazida pelos portugueses.
Na Suiça no século XIX originou o leite condensado em lata, que quando cozido vira doce de leite, também muito usado hoje em dia aqui no Brasil. Mas sempre com o mesmo significado: "DOCE UNIÃO DE DUAS PARTES".
                                                   

4 comentários:

Joice disse...

Adorei, não sabia de quase nada rs...

Bjs!

Mirza Braga disse...

que linnnnnnnndo seu blog!!! Amey saber dessas curiosidades, mas o buque vem bem antes disso, e a história não é nada legal hauiehuaheuiaeh depois te conto! hihihi... Xegay pra deixar minha marquinha aqui e pedir sua vizitinha e marquinha lá no meu blog, não deixa de vizitar lá viu!? eu vou sempre estar bisbilhotando aqui e deixando minha marquinha, as vezes eu demoro, mas sempre volto! hihihih Um beijão no coração e até maisssssssss!!!

http://mirzabraga.blogspot.com
http://twitter.com/mirzabraga
http://facebook.com/mirzaBraga

Beijo da Mih!

=D

Emanuelle disse...

Essa da moeda no sapato da noiva nao sabia viu! tem selinho para voce no blog!
bjinhuss

Laís Vilela disse...

Acho um barato as tradições Lú, mas não sigo a risca não afianl o casamento é a cara dos noivos né?Beijocas♥