Contando os dias...

Daisypath Wedding tickers

domingo, 28 de novembro de 2010

Com que roupa eu vou???

   Muitas pessoas optam por colocar em seu convite, o traje que os convidados devem vestir. Para não ter confusões quando isso acontecer resolvi postar aqui os tipos e descrições de cada traje. Dessa forma, você pode escolher o traje dos convidados. É muito importante que saiba o significado de cada traje para que não erre, e que o traje escolhido seja o que realmente estava pensando. E também não fazer feio quando você for a convidada.
    A idéia de se estabelecer um padrão, é justamente garantir que todos se sintam bem e estejam adequados à ocasião!

Vamos aos trajes:

Esporte
Esse é o traje mais simples e mais informal, o traje que nós usamos no nosso dia-a-dia. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre.
Mas, lembre-se: se a festa tem indicação de traje é porque alguma formalidade existe. 
Homens:
Calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa polo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, um “sapatênis” cai muito bem. Os tênis adquiriram um status de moda, mas ainda não podem entrar em todos os lugares. Para prevenir inconvenientes, evite-os.
Mulheres:
Calças lisas ou estampadas, vestidos leves e floridos (inclusive os de alças), terninhos, bermudas, blusas ou mesmo um jeans bacana, combinado com uma bela blusa.  As bolsas devem ser de tamanho médio a grande e de material menos social possível. Não precisa usar salto alto, mas se você quiser, tudo bem – se a festa for no campo, evite. Use o mínimo de brilhos, jóias, bijouterias e afins. Pouca maquiagem.

Esporte fino / Passeio
É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado pois existe uma certa formalidade presente. 
Homens
Aqui, recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de tecido e um blazer. Se estiver frio, uma camisa de malha com gola rolê cai muito bem. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado.
Mulheres
Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. Para a noite, o recomendável é o tão famoso “pretinho básico”. Os vestidos só vão até os joelhos (longuete), com tecidos mais secos, sedas, microfibras, linhos, algodões e jérseis Brilhos devem ser usados com moderação. Os sapatos têm saltos altos e as bolsas vão de  média (dia) para pequenas (noite).

Social / Passeio completo
A gente pode perceber pelos nomes que a coisa está ficando séria. É um estilo mais sério, usado em ocasiões de importância tal como reuniões, encontros de negócios, jantares, apresentações, etc.
Homens
Para os homens é muito fácil. Terno e gravata. Nos ternos, é comum usar-se os lisos ou de dois padrões. Para a noite, sugerem-se as cores escuras, e para o dia, tonalidades mais claras. Evite gravatas berrantes -sempre.
Mulheres
Aqui, reinam os vestidos (longos a noite e longuetes de dia) e tailleurs. Decotes, fendas e transparencias (todos devidamente moderados) começam a aparecer mais. As bolsas são pequenas, os saltos são altos e as meias, imprescindíveis. Os tecidos são nobres, as jóias ganham mais espaço. Os cabelos e a maquiagem tem que estar mais trabalhados.

Gala / Black Tie / Traje a rigor
São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.
Homens
Sem muita conversa, aqui usa-se o Smoking. O ideal é se usar a cor preta. Dê uma atenção especial ao seu caimento pois aqui, cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.
Mulheres
Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal. Jóias, estolas e echarpes aqui tem seu lugar. A minissaia está proibida. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita. Não use conjuntos

Espero que isso ajudem a todas!

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário: